comunicação

SOBRE RESILIÊNCIA.

É cada vez mais comum escutar nas empresas, nas escolas e no cotidiano da vida, falar de que temos que ser Resilientes. Resilientes são aquelas pessoas capazes de superar  dificuldades, obstáculos, por mais fortes e traumáticos que eles sejam. Pode ser no nosso caso, a desistência de uma venda praticamente fechada, um longo período sem conseguir abrir uma negociação, assim como pode ser um desemprego inesperado, a morte de um parente querido, uma separação conjugal, ou qualquer outra ocorrência que nos afete diretamente, comprometendo nosso melhor desempenho. Resiliência é um termo que a psicologia trouxe da física. Diz-se da propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original.

Na psicologia, em especial a Organizacional, já se trabalha com um “Questionário do Índice de Resiliência: (Adultos – “Reivich – Shatté / Barbosa”). A escala mensura sete Fatores que constituem a resiliência:

1 – A administração das emoções, descrita como a habilidade de se manter calmo sob pressão.

2 – O controle dos impulsos, compreendido como a habilidade de não agir impulsivamente e a capacidade de mediar os impulsos e as emoções.

3 – Otimismo, a habilidade de ter a firme convicção de que as situações irão mudar quando envolvidas em adversidades e manter a firme esperança de um futuro melhor.

4 – A análise do ambiente, descrita como a habilidade de identificar precisamente as causas dos problemas e adversidades.

5 – A empatia, revelando a habilidade de ler os estados emocionais e psicológicos de outras pessoas.

6 – Auto eficácia, como a convicção de ser eficaz nas ações.

7 – Alcançar Pessoas, a habilidade de se conectar a outras pessoas para viabilizar soluções para as intempéries da vida. E agora, vamos desenvolver Resiliência?

Livro: Uma imagem, uma ideia, um produto. Venda o que seu cliente precisa.

Autores: Tadeu Nascimento e Rosemberg Pires