Arquitetura

O TEMPO!

Quando ficamos velhos ficamos bonitos e quando jovens ficamos feios , pois crescemos .
Os jovens Reconhecem, secretamente, que o seu crescimento acabou por ser precipitado. Precipitado nas escolhas que fizeram: por impulso. As crianças são lindas porque preferem a vida com cor , brincadeiras , movimento
e amor que tem cheiro de vovô!

As pessoas ficam feias, quando crescem. Porque se atropelam, dentro delas, muitos ressentimentos. E porque cultivam mágoas. E se enovelam no desejo de quererem recomeçar e na dor de não o poderem fazer do princípio, como se qualquer dor, agora, avivasse mais o que deixaram por fazer do que aquilo que virá. E porque, pensam ser sábias, parece que não mais não são , pois não teem a beleza dos mais velhos.
Se a crise da adolescência aceita, com dificuldade, a distância entre aquilo que imaginamos dos pais e o que eles nos dão, a das pessoas, quando crescem, estende-se entre aquilo que dão aos outros e o que a vida lhes dá (como se, sem saberem porquê, ela se tornasse, muitas vezes, um estranho de saída). Nunca reconhecem que : – “Falhei!”. E alguns: «Não sou quase nada daquilo que podia ser para os meus pais . E que teria querido ser. E que teria sido se tivesse dito: “Agora, eu quero, o momento de demonstrar é esse … E as pessoas jovens se tornam mais feias , pois se acovardam nesse momento …

Nas pessoas, quando crescem, os remorsos cavam trincheiras e o rancor parece que entedia. Tudo se passa como se cada dia, antes de ser vivido, fosse tarde demais.
Mas são estas pessoas que ficam feias, quando crescem, que as crianças reconhecem como pais e como professores. E que deviam pôr-se com elas num: “Pergunta-me porquê?” próprio de quem já descobriu que os dias nunca têm só uma, mas muitas cores, e para uma criança um dia nunca é escuro como a noite , por isso seus dias são lindos !

São as pessoas que ficam feias, quando crescem, que (muitas vezes) nos deixam fechados no seu quarto escuro , apesar desse quarto escuro estar dentro dessa pessoa(onde falta arco-íris 🌈).

As pessoas ficam feias, quando crescem. Mas não deviam! Bastava que aceitassem que todos os velhos são bonitos, sensíveis e sábios( assim nossos netos nos veêm)!

As pessoas ficam mais bonitas quando se tornam avós porque são mais permissivas, são crianças tbem , não são mais jovens feios, arrogantes e prepotentes. Os pequenos netos são lindos porque tornam a vida grande e luminosa e tornam seus avós mais bonitos quando estão com eles a brincar e a sorrir .
Na verdade, ninguém é um exemplo para ninguém, mais os avós são exemplos de amor quando estão com os netos , por isso avós e netos são lindos e pais são feios .
É o desafio de ter que acreditar que a benção dos avós aos netos, nos diz, devagarinho, quase sempre sem querer: “penso na proteção deles o tempo todo que ainda estiver aqui “.
E só assim a vida volta para nós com luz em vez de escuridão!
Os pais só deveriam ser pais depois que fossem avós !

Autores: Tadeu Nascimento e Rosemberg Pires