Criatividade

CONSCIÊNCIA PROFISSIONAL

Ter consciência das implicações diretas e indiretas do que se faz profissionalmente, parece fácil. No entanto, as mínimas reflexões sobre tais implicações nos trazem um conjunto de interrogações que, por responsabilidade precisamos responder. E na hora que se busca uma melhor qualificação, nada sobre a nossa tarefa poderá ficar sem respostas. As explicações que se seguem poderão certamente favorecer essa sua conscientização.

Todo profissional deve entender que ele é contratado para prestar um serviço e todos àqueles que dependem de seu serviço são seus clientes. Entender profundamente as necessidades do cliente e trabalhar sempre para superá-las é fundamental para seu crescimento profissional. A economia mundial vive tempos de constantes mudanças. As informações são facilmente disseminadas e deixam de ser privilégio de poucos.  Os mesmos meios de comunicação que informam, vendem uma mensagem de sucesso, quase que obrigatório, trazendo, implicitamente, o entendimento de que o sucesso é algo místico, iluminado por holofotes e vivenciado a partir dos sorrisos e cenários dos comerciais de refrigerante diet. É nesse cenário que tomamos decisões, incluindo a decisão de que carreira seguir.

Diante deste cenário, algumas profissões caem em descrédito por serem consideradas como “sem futuro” ou que “não dão dinheiro”. Estima-se que oitenta por cento da população economicamente ativa do Brasil exerça atividade profissional diferente da que um dia sonhou para suas vidas e um exemplo desse fato é a profissão de vendedor, que a cada dia recebe mais e mais profissional.

O principal motivo para que as pessoas deixem seus sonhos profissionais de lado e abracem uma atividade profissional diferente da que sonharam é a busca pela sobrevivência.  Sobreviver é ultrapassar as barreiras do viver, é reinventar-se numa nova qualificação e leitura de possibilidades e satisfação. O sucesso irá depender da sua capacidade de promover essa sucessão de caminhos em sua vida.

Suceder é a capacidade de promover novos caminhos, sem deixar abater-se por frustrações. A vida é circunstâncias. Viver é progredir em novas circunstâncias.

Sucesso é um estilo de vida que faz parte de cada ser humano desde que ganhou a primeira e mais importante corrida que participamos e que a biologia prefere chamar de fecundação. Eram milhares e milhares de espermatozoides com inúmeros obstáculos físicos e químicos e só você chegou lá! Nós já nascemos sucedendo as dificuldades.

Conscientizar é fazer compreender e compreender-se. E se você já se aceita como um vendedor que vislumbra o sucesso, vamos tentar vislumbrar esse mercado amanhã.

LIVRO: Uma imagem, uma ideia um produto, venda o que seu cliente precisa.

AUTORES: Tadeu Nascimento e Rosemberg Pires.